Experimente nossa receita e conheça a história do hambúrguer
No Dia Mundial do Hambúrguer, nada melhor do que… preparar um hambúrguer! Isso é de regra. Mas antes de experimentar a receita especial que sugerimos aqui, que tal saber um pouco mais da história do mais popular sanduiche do planeta? Você vai se surpreender.
A primeira notícia que se tem de carne comprimida e em formato redondo data do século XIII. Os cavaleiros a serviço do imperador Gengis Khan, da Mongólia, em suas conquistas pela Ásia e Europa, levavam a carne de caça – alimento preferido da tropa naquela época – em um espaço apertado, entre a sela e o corpo dos cavalos. Dessa forma, formava-se uma pasta que para ser consumida era amassada e moldada na forma dos hambúrgueres atuais.
Assim, o costume dos guerreiros mongóis se espalhou pelas terras dominadas. Já no século XVII, em Hamburgo, na Alemanha, um açougueiro desenvolveu uma nova técnica, decidiu moer a carne ao invés de amassar. O resultado foram bifes arredondados que o homem temperou com iguarias da culinária germânica, dando um toque diferenciado A guloseima se popularizou, virou recheio de sanduiche e cruzou o oceano Atlântico, em 1904, desembarcando nos EUA na Feira Mundial de Saint Louis, no Missouri. Foram os americanos que deram o passo que faltava para a universalização dos hambúrgueres como consumimos hoje em dia pelo mundo.
Agora que você já sabe a origem do hambúrguer, é hora de preparar o seu. Anota aí a receita especial que a gente mostra aqui e mão na massa. Ou melhor, mão na carne.
Hambúrguer com Queijo Reino e Molho de Cebolas Caramelizadas
Ingredientes:
Para o Molho:
- 4 (sopa) de ketchup
- ½ colher (sopa) de molho de mostarda
- 1 colher (sopa) de glucose de milho ou mel
- 1 pitada de sal
- 1 cebola
- 1 colher (chá) de azeite
- 2 colheres (chá) de aceto balsâmico
Para o Hambúrguer:
- 300 g de patinho moído 2 vezes
- 300 g de acém moído 2 vezes
- 200 g de queijo reino fatiado
- sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo:
Comece com o molho: faça uma mistura com o ketchup, o molho de mostarda e a glucose. Junte 2 colheres (sopa) de água e tempere com sal.
Corte a cebola em fatias bem finas. Aqueça o azeite em fogo médio, junte as fatias de cebola e refogue-as, mexendo sempre, até que fiquem douradas. Junte o aceto balsâmico e cozinhe um pouco mais, até que a cebola fique macia e com um tom dourado. Nesse momento, incorpore a mistura dos molhos e mexa bem. Reserve para a montagem do lanche.
Faça o hambúrguer: coloque o patinho e o acém moídos em uma tigela e amasse bem até que formem uma única massa. Separe em 4 porções e faça bolinhas. Achate as bolinhas com as mãos e acerte as bordas com os dedos para formar os hambúrgueres.
Aqueça uma frigideira de fundo grosso em fogo médio. Quando estiver bem quente, unte com um fio de óleo e tempere a superfície dos hambúrgueres com sal e pimenta-do-reino. Doure-os de um dos lados, vire-os com uma espátula e divida sobre eles as fatias de queijo reino. Abafe com uma tampa e deixe os hambúrgueres terminarem de dourar e o queijo derreter (cerca de 3 minutos).
Sirva acompanhado do molho de cebola, de uma salada de folhas e de chips de batata, ou monte um lanche combinando os hambúrgueres com alface americana, tomate, maionese e pão preto ou branco. Experimente também, combinados com pão australiano.
Variação:
Você pode substituir o molho de cebolas caramelizadas por um molho de cogumelos frescos. Em um fio de azeite doure 1 xícara (chá) de cogumelos frescos fatiados (shiitake, portobelo ou paris) junte ½ xícara (chá) de creme de leite (100 ml) e deixe reduzir até formar um molho encorpado. Desligue o fogo, tempere com sal e ervas frescas como tomilho, salsinha ou cebolinha.
Gostou? Uma delícia, não é mesmo? Hambúrguer é sempre hambúrguer, não importa como é servido. Agora, se você não quer dar uma de chef nesse dia do hambúrguer, também não tem problema. Passa aqui no Shopping Interlagos. Opções não faltam para você comer aquele hamburgão delícia!